Ina Vasques

Ina Vasques, Lagoa de Óbidos

O meu nome é Ina Vasques e sou a mentora deste projeto, que surge como resposta a uma necessidade que fui detetando por ter trabalhado na área da Educação durante 20 anos, dos quais 17 anos como Diretora Técnica de uma IPSS, com crianças de creche, pré-escolar e 1º Ciclo do EB com CATL e 3 anos com jovens adultos, na qualidade de docente do Ensino Superior. A minha formação de base é jurídica, sou licenciada em Direito.

Ao longo da minha carreira de Diretora Técnica, estive exposta a muitas situações de stress e ansiedade, que me levaram a sentir-me por vezes em Burnout, pelo excesso de trabalho e pelo pouco descanso. Foi a prática de Yoga, Meditação e Mindfulness que me ajudou a ultrapassar essas situações, tendo conseguido encontrar estratégias para restabelecer o meu equilíbrio físico e emocional e o meu bem-estar.

Esta minha experiência levou-me a desenvolver competências nestas áreas, apostando em formação, de modo a poder vir a partilhar o meu conhecimentos e a minha experiência.

Na minha actividade fui-me apercebendo que desde a infância os estímulos ao pensamento são inúmeros, as crianças não desenvolvem capacidades de focalizar, visto o seu pensamento estar grande parte do tempo acelerado, o que provoca e cada vez mais cedo, problemas de concentração. Os adultos também estão com dificuldades de focalização e concentração, pois grande parte do seu dia a dia estão em piloto automático.

Esta é uma situação que me preocupa bastante, daí em 2013 ter iniciado um projecto de Yoga para Crianças, YogaKids para ajudar as crianças a desenvolver ferramentas para desacelerar o seu pensamento.

Em 2018 resolvi adaptar a metodologia do YogaKids a aulas destinadas à faixa etária dos 14 aos 80 anos, através das aulas de Yoga Divertida, pois se a prática de Yoga funcionou comigo, também poderia ajudar outras pessoas.

Em 2020 também nesse sentido e pensando nas pessoas que não se identificam com a actividade de Yoga, por considerarem ser demasiado parada para o seu dinamismo e exigir muita flexibilidade, quis provar o contrário! e desenvolvi uma nova modalidade, o Yoga Breathe Dance By Ina Vasques, onde conjugo dança, com Yoga, relaxamento, meditação e Mindfulness.

Um dos encantos do Yoga é poder ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou habilidade, pois não tem que ser difícil, para que todos possam desfrutar de forma segura, respeitando o seu corpo.

Estou aqui para ajudar a encontrar o seu equilíbrio e bem-estar físico e emocional. Pois a nossa tranquilidade está bem dentro de nós.

Namasté: A minha essência cumprimenta a sua essência,

Ina Vasques

A Ina é assim…Vive com paixão Apaixonada pelos outros Apaixonada pelo que faz Apaixonada por um lugarApaixonada…

Pubblicato da João Carlos Costa su Giovedì 20 agosto 2020